Alqueva: descubra o Grande Lago

Sem comentários

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A barragem do Alqueva alterou significativamente uma parte do Alentejo.
Faz agora 15 anos que foram encerradas as comportas e começou o enchimento da albufeira. Um novo ecossistema para se descobrir e que está em permanente mutação.

Barragem do Alqueva junto a Amieira
Barragem do Alqueva junto a Amieira

O Grande Lago, como também é designado, ocupa uma área de 250 km2, constituindo o maior lago artificial da Europa Ocidental.
Abrange os concelhos de Moura, Portel, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Alandroal e criou uma nova paisagem nesta região.

Olival junto da barragem
Olival junto da barragem

Com o Grande Lago a manter uma cota elevada, nas últimas semanas tem andado nos 147 metros, há muitos recantos e segredos por descobrir nas encostas dos montes e no meio da grande superfície de água.
Uma das melhores formas de ver e sentir o novo ambiente do Alqueva é num passeio de barco. Uma sugestão para o Verão, em horas que não esteja muito calor.
As opções mais fáceis são a partir do cais do centro náutico de Monsaraz ou próximo da aldeia da Amieira. Aqui encontra-se uma marina, a maior infraestrutura náutica desta região.

Marina da Amieira
Marina da Amieira

A oferta de passeios é variada: casas flutuantes, barcos-casa (quem aluga pode pilotar) e cruzeiros. Pode-se navegar até várias aldeias ribeirinhas ou, caso se opte por um passeio mais curto, até à Aldeia da Amieira. Ida e volta são 15 km e demora uma hora.
Para quem não tem muito tempo, este percurso permite uma ideia do novo ecossistema e e consegue-se ver paisagens muito interessantes.
site_amieira1tAnimais a pastar nas encostas dos montes, algumas delas íngremes. Uma ou outra casa, distante, no meio das árvores. 
Mais próximo da albufeira aumenta o número de aves. De vários tamanhos e cores, que fazem voos mais longos ou parecem saltitar de árvore para árvore.
site_amieira1q_pbPequenos braços de água não conseguem demover as árvores que resistem, mesmo que seja apenas com a copa à superfície. Constituem belos motivos fotográficos. Como também a passagem em frente da aldeia e por debaixo da ponte que vai da Amieira para São Marcos do Campo.

Viagem de barco
Viagem de barco

Ao todo são cerca de 150 km de vias navegáveis e pode-se visitar nove povoações ribeirinhas, em território português e espanhol.
Por outro lado, apesar de ser um lago artificial, a albufeira acabou por ter um efeito positivo em alguns aspetos relacionados com a flora e a fauna. 
Eduardo Lucas, da Amieira Marina, sublinha que, por exemplo, nestes passeios de barco é possível avistar algumas espécies que, quando era apenas o rio Guadiana, não andavam por aqui.

Vista do Alqueva
Vista do Alqueva

Dois conselhos para estes passeios: uma boa proteção solar e reserve com antecedência. Quem quiser pode articular com o restaurante ao lado da marina, que tem uma excelente vista para a Albufeira e funciona bem como miradouro.

A EDIA é a entidade responsável pela gestão e desenvolvimento do Alqueva e, sob o seu patrocínio, oferece duas outras possibilidade de visita. O Museu da Luz , que está na aldeia da Luz (Mourão) e evoca aldeia que desapareceu com a barragem. Também com o objetivo de compensar a “perda de habitats de ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos induzida pela construção da barragem de Alqueva”, a EDIA criou o Parque de Natureza de Noudar.
Este parque fica na Herdade da Coitadinha, com cerca de 1000 hectares. 
O castelo de Noudar é uma fortificação na antiga freguesia que tem o mesmo nome e pertence ao concelho de Barrancos.

Alqueva: descubra o Grande Lago faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Alqueva: descubra o Grande Lago, pode ouvir aqui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s