A Peraboa tem o Museu do Queijo

Sem comentários

O Museu do Queijo é pioneiro em Portugal na abordagem da pastorícia e da produção de queijo da serra.

Fica em Peraboa, uma localidade com forte tradição agro pastoril, do concelho da Covilhã e parte da exposição é genuinamente local.

Museu na Casa dos Mestres
Museu na Casa dos Mestres

O museu está sediado na Casa dos Mestres, um edifício do século XVI recuperado pela câmara municipal da Covilhã.

Há uma lenda, de que esta casa serviu de residência dos arquitectos da Catedral da Guarda e da lenda ficou o nome do edifício: a Casa dos Mestres.


O museu foi inaugurado em 2011 e visa dar a conhecer o mundo da pastorícia, o dia a dia dos pastores, as raças de ovelhas da região da serra da Estrela, os cães e os utensílios de protecção, o leite e a sua utilização na produção de queijo e requeijão.

Objectos para proteger os cães
Objectos para proteger os cães

Há também vários tecidos que mostram o aproveitamento natural da lã e os trajes dos pastores. Muitos destes materiais retratam facetas de uma actividade que já desapareceram como é o caso da transumância.

Produção de queijo artesanal
Produção de queijo artesanal

Há também informação sobre o meio ambiente e as pastagens da Serra e alguns dados interessantes sobre o modo como se produz o queijo de forma artesanal: além dos produtos naturais (queijo, sal e cardo) ficámos a saber que as queijeiras devem ter as mãos frias.

Queijo fabricado em 14 de Maio de 2011
Queijo fabricado em 14 de Maio de 2011

Para quem tem dúvidas sobre a qualidade do queijo da Serra tem duas formas de o comprovar. A primeira é ver um exemplar que está em exposição desde o dia da inauguração: 14 de Maio de 2011. Há mais de seis anos. A outra forma é no final da visita com a degustação de três tipos de queijo.
Por ultimo, o museu revela uma outra faceta pouco conhecida: a única fábrica portuguesa produtora de queijos de ovelha Kosher e certificada é em Peraboa. A produção deve seguir códigos judaicos e parte do que é produzido segue para exportação.

Peraboa
Peraboa

O horário do Museu pode consultar aqui.

A Peraboa tem o Museu do Queijo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, A Peraboa tem o Museu do Queijo, pode ouvir aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s