O Inhotim é um museu único em todo o mundo

Sem comentários

O museu de arte contemporânea de Inhotim é a céu aberto e integra arte, paisagismo, preservação ambiental e a beleza natural de um enorme jardim botânico.

O Inhotim é o maior museu a céu aberto da América do Sul e o principal destino internacional no estado de Minas Gerais.
O comentário generalizado é que foi descoberto primeiro pelos estrangeiros e só depois pelos brasileiros.

A fazenda de Nhô Tim
A fazenda de Nhô Tim

É curioso que na origem do projeto está uma fazenda. Pertencia ao inglês Timothy, apelidado pelos locais como Nhô Tim. A fazenda é muito grande tem uma vegetação luxuriante e várias lagoas. Tem também muitas cigarras e durante algumas horas produziram um som que nos acompanhou na visita.

Mural escultórico de John Ahearn
Mural escultórico de John Ahearn

O museu tem mais de um milhar de obras de arte e em exposição estão apenas 700. A maioria são de artistas brasileiros mas também há de outros países.
Alguns destes artistas têm exposições permanentes e aqui entramos em mais uma particularidade do Inhotim. As galerias de artistas permanentes foram concebidas de forma integrada. O espaço é resultado do diálogo entre o artista convidado, o arquiteto e o paisagista. Deste modo, cada galeria é também uma peça única que espelha a criatividade de vários saberes.

Iglo de Matthew Barney
Iglo de Matthew Barney

Por exemplo, a galeria de Matthew Barney é um iglo que alberga um trator, uma árvore e cada vidro da cobertura reflete o que se passa no interior.

Interior do iglo de Matthew Barney
Interior do iglo de Matthew Barney

A instalação está no meio da floresta e a sua temática aborda a força da natureza e das máquinas.

Noutros casos as galerias projetam os traços principais do artista. É exemplo a de Adriana Varejão que se desdobra em várias linguagens e suportes. Em alguns trabalhos predominam os azulejos, alguns de tonalidade azul e de inspiração portuguesa.

Linda do Rosário de Adriana Varejão
Linda do Rosário de Adriana Varejão

Outro tipo de azulejo é o branco e serve de suporte a uma escultura de 2004, Linda do Rosário. Trata-se de uma obra muita conhecida, associa o materiais de construção e o corpo humano e retrata o amor clandestino de um casal que só foi descoberto no meio das ruínas após a derrocada do Hotel Linda do Rosário no Rio de Janeiro.

Galeria de Adriana Varejão
Galeria de Adriana Varejão

A galeria de Adriana Varejão é rodeada de um lago. Muitas outras têm também a água em redor com as árvores e os edifícios a serem refletidos nos lagos criando um ambiente de profunda de harmonia.

Galeria True Rouge
Galeria True Rouge

A True Rouge ou a Galeria do Lago são bons exemplos deste enquadramento, em frente de uma das maiores lagoas.

Estátua de Zhang Huan
Estátua de Zhang Huan

Além de Matthew Barney e Adriana Varejão os outros artistas com obras e galerias permanentes são Marilá Dardot, John Ahearn, Carlos Garaicoa, Chris Burden, Dan Graham, Paul McCarthy, Olafur Eliasson, Rvane Neuenschwander, Tunga, Dominique Gonzalez-Foerster, Giuseppe Penone, Valeska Soares, Hélio Oiticica, Waltércio Caldas, Doris Salcedo, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, George Bures Miller, Vítor Grippo, Lygia Pape, Zhang Huan, Carroll Dunham, Amílcar de Castro, Yayoi Kusama, Rirkit Tiravanija, Jorge Macchi, Doug Aitken, Jarbas Lopes, Cristina Iglesias e Edgard de Sousa.

Exposição de Cláudia Andujar
Exposição de Cláudia Andujar

Uma das últimas galerias permanentes foi inaugurada em 2015 e é dedicada à fotógrafa suíça radicada no Brasil Cláudia Andujar que fez um trabalho notável sobre os índios Yanomami.

Através de Cildo Meireles
Através de Cildo Meireles

Cildo Meireles tem também vários trabalhos em destaque no Inhotim e um dos que mais se destaca é Através, uma instalação onde os visitantes caminham sobre vidro (tem de se levar calçado fechado).

Desvio para o vermelho: Impregnação, Entorno, Desvio 1967 – 1984
Desvio para o vermelho: Impregnação, Entorno, Desvio 1967 – 1984

Um outro espaço fabuloso do mesmo autor é Desvio para o vermelho: Impregnação, Entorno, Desvio 1967 – 1984. Trata-se de uma instalação em três espaços contíguos, com vários materiais e onde o vermelho se assume como o elemento dominante.

Troca-troca
As galerias temporárias são também espaços grandes e muitos artistas convidados produzem obras em função do local onde vão expor.

Troca-troca de Jarbas Lopes
Troca-troca de Jarbas Lopes

No meio do imenso espaço verde estão escultura, instalações e até há pouco tempo, os fuscas do Troca-troca de Jarbas Lopes. Fazem parte do acervo do museu e é uma das obras mais populares.
Os fuscas foram restaurados e retomaram o brilho do amarelo, vermelho e azul. Jarbas Lopes diz que estas são “as cores da arte, as cores primárias que dão origem a todas as outras” e eram as cores originais de cada um dos carros. Trocou as chapas e assim começou o “troca-troca”. Os carros podem andar, acentuando a vertente de mobilidade de partilha, a “troca” com o público.

Estátua de Edgard de Sousa
Estátua de Edgard de Sousa

Jardim Botânico com espécies raras
Os visitantes ao mesmo tempo que visitam as galerias e as obras expostas ao ar livre vão também contemplando uma beleza natural fantásticas com milhares de espécies de plantas do jardim botânico. A maioria são espécies nativas e algumas são raras.
Há também jardins temáticos.

Um dos bancos mais utilizados para descansar e fotografar
Um dos bancos mais utilizados para descansar e fotografar

A vegetação é luxuriante e é igualmente útil para se aproveitar a sombra e descansar um pouco na caminhada. Em muitos locais há bancos de madeira, feitos de troncos de árvores em que a natureza também quis fazer parte da arquitetura do local.
A harmonia, o contexto natural e paisagístico, o olhar que se perde entre a criatividade do homem e da natureza, conferem, de fato, ao Inhotim uma vivência única.

Um barco no meio do jardim
Um barco no meio do jardim

Na verdade, eles têm razão quando afirmam que “quem entra no Inhotim esquece tudo o que já aprendeu sobre a definição de um museu”. No mesmo tom têm sido as referências em órgãos de comunicação social brasileiros e internacionais.

O Inhotim é muito visitado por alunos
O Inhotim é muito visitado por alunos

Muito do mérito deve-se a Bernardo de Mello Paz, um empresário de Minas Gerais e coleccionador de arte e que procurou um espaço para colocar algumas obras de arte de grande dimensão. Encontrou esse lugar a 60 km de Belo Horizonte e comprou a fazenda do Nhô Tim. No inicio deste século o projeto ganhou uma vertente filantrópica e em 2005 começaram as visitas para as escolas. No ano seguinte abriu ao publico em geral e já recebeu cerca de 3 milhões de visitantes.
Eugénia Salcedo, diretora artística adjunta, diz que o espaço funciona como um conjunto e é desajustado destacar uma obra ou um artista. “Através da junção do jardim botânico e da coleção de arte contemporânea procura-se trazer para o público uma experiência em função dessas duas formas de pensamento, duas formas de organização do nosso conhecimento.

Há muitos visitantes estrangeiros
Há muitos visitantes estrangeiros

Nesse sentido, o Inhotim possibilita que o público compartilhe connosco a missão de museu, de preservar, conservar, expor e pensar sobre a cultura contemporânea”.

Uma espécie rara de palmeiras
Uma espécie rara de palmeiras

É um espaço que pode ser usufruído por toda a família. Quem tiver dificuldades em se mover pode pagar um extra e tem acesso aos carros elétricos que transportam os visitantes para as galerias e os jardim mais distantes.

Para a visita é recomendável levar chapéu, protetor solar e água. O Inhotim tem restaurantes a cafetaria.
A distância de Inhotim a Belo Horizonte é de 60 km e demora cerca de uma hora a percorrer de carro. Vários operadores turísticos organizam programas para visitar o museu. Para Belo Horizonte a TAP tem voo direto.
Aqui tem informação prática sobre a deslocação e a visita ao Inhotim. A viagem foi a convite da SETUR e do Festival Fartura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s