É um pais com enorme diversidade e muitas regiões por desvendar. O misticismo de Chiloé é bem diferente do colorido de Valparaíso e nada têm a ver com a Terra do Fogo. Os únicos pontos comuns são a ligação ao Pacífico e a boa gastronomia.
O que ver:
A aventura do deserto de Atakama, os prazeres das cidades de Santiago e Valparaíso, as vinhas e depois a estepe e os glaciares da Patagónia são destinos favoritos. Imperdível é Torres del Paine. Não muito longe, pela estrada do Fim do Mundo, chega à Terra do Fogo. A Patagónia chilena tem muito menos turismo de massas do que a Argentina.
A sagração das Torres del Paine
Inesquecível. A memória visual selecciona milhões de imagens da Patagónia e a de Torres del Paine é uma das preferidas. Porque é singular e bela.
60 mil pinguins esperam por si na Pinguinera
Os guias não permitem o contato físico mas muita gente não resiste. São centenas de pinguins, “vestidos de preto e branco” e com pouco mais de meio metro de altura.
Punta Arenas é a segunda cidade mais ventosa e fica no Fim do Mundo
Fica no Sul do Chile, onde termina a “ruta del fin del mundo” e é a segunda cidade mais ventosa do mundo. No Inverno há cordas em alguns lugares mas no Verão é aprazível.
Pinguin Rei na Baía Inútil da Terra do Fogo
A baía chama-se “Inútil” porque era muito baixa e os barcos encalhavam. Mas não é inútil: é o local de visita do Pinguin Rei, uma das espécies mais divertidas dos pinguins.
Porvenir na Terra do Fogo chilena e o genocídio dos Selknam
Fica na Terra do Fogo, para além da “ruta” do Fim do Mundo e do estreito de Magalhães. Um povo indígena foi morto para os colonizadores se apropriarem das terras.
Chegar e andar:
Grandes viagens são de avião. Nas áreas urbanas há muitos transportes rodoviários e, por exemplo, durante o dia há dezenas de ligações entre Santiago e Valparaíso.
Nas zonas mais rurais o indicado é alugar um carro e fazer as viagens a seu gosto. A reserva tem de ser feita com antecedência nos lugares com maior procura como por exemplo Puerto Natales. As viagens interna de avião também convém serem compradas com antecedência. O preço sobe imenso conforme se aproxima a data do voo. Mesmo para longas distâncias, se tiver tempo, encare a possibilidade de viajar de autocarro. Há empresas com bancos-cama com muito boa qualidade.