Mira: estás nas maiores grutas de Portugal

As grutas de Mira Daire são as maiores de Portugal e fazem parte da lista das 7 maravilhas naturais. Isto deu-lhes fama e o proveito pode ser merecido.

Percorrer os quase 600 metros é uma descoberta interessante e diferente das outras grutas da região.

As grutas de Mira Daire têm corredores muito grandes
As grutas de Mira Daire têm corredores muito grandes

As gruta de Mira Daire constituem um conjunto imponente pela extensão, por corredores amplos e diversidade de formações. Um exemplo é no inicio com a Sala Grande. Impressiona o visitante e mais ainda quando se percebe que foi por aqui que começaram os aventureiros a explorar a gruta.


A profundidade da visita ultrapassa os 100 metros, a temperatura ronda os 17 graus, há alguma humidade e também não é grande o esforço de subir e descer quase 700 degraus. Não se dá por isso porque todo a nossa concentração está no deslumbramento da obra da natureza.

A iluminação artificial acrescenta cores às formações
A iluminação artificial acrescenta cores às formações

Deram vários nomes às salas por onde passamos, Sala Grande, Vermelha, Cúpula Majestosa, Joalharia ou Rio Negro. Todos estes nomes são alusivos à imaginação, às sensações transmitidas pelas estalactites e estalagmites que estão a ser construídas há milhares de anos, gota a gota.
Uma das mais impressionantes é o Órgão, a maior estalactite, com 8 metros de altura e em formação há 80 mil anos.

Estalactites a escorrer pingos de água
Estalactites a escorrer pingos de água

Em várias partes da gruta são visíveis pingos de água a escorrer pelas estalactites. A água é proveniente das chuvas e, conforme é explicado num vídeo antes de se descer às grutas, o calcário deixa passar com facilidade a água. O nível de infiltração é tão grande que esta região não tem rios. Os fluxos de água são subterrâneos.

Lago de água na parte final da visita
Lago de água na parte final da visita

No interior da gruta há também pequenos lagos e os maiores estão na parte final do percurso.

O Rio Negro está em exploração
O Rio Negro está em exploração

As grutas têm ao todo 11 km, mas só é visitável um pequena parte. Há explorações que estão a ser feitas e foram descobertos novos espaços.

Foi pela Sala Grande que se aventuraram os primeiros exploradores
Foi pela Sala Grande que se aventuraram os primeiros exploradores

As grutas foram descobertas em 1947 por vários homens que se aventuraram a descer com cordas até algumas galerias e pelo eco das vozes tiveram a percepção da dimensão destas salas. Durante vários anos foram feitas várias expedições ao interior da gruta, descobrindo-se novos espaços. A abertura ao turismo teve lugar apenas em 1974.

Parque recreativo ao lado das grutas
Parque recreativo ao lado das grutas

A empresa que gere as grutas desenvolveu também outros projetos turísticos nas imediações. Tem vários bungalow e um parque aquático com várias piscinas e uma paisagem invulgar, uma enorme encosta da Serra de Candeeiros só com árvores.

Mira: estás nas maiores grutas de Portugal faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Mira: estás nas maiores grutas de Portugal, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

1 thoughts on “Mira: estás nas maiores grutas de Portugal

Deixe um comentário