Macedo de Cavaleiros é considerada a “capital da apicultura” e tem o Museu do Mel e da Apicultura onde, durante uma parte do ano, se pode andar entre as abelhas.

Este é o primeiro museu do mel e da apicultura que existe em Portugal. É de uma empresa privada, a MacMel e dentro de alguns dias tem uma sala onde estão as abelhas e os visitantes podem interagir e até abrir uma colmeia para recolher mel.
Os mais receosos podem assistir a estes procedimentos numa área protegida por um vidro.

O museu tem informação sobre a vida das abelhas, a produção e extração do mel.
Estão em exposição fatos, cortiços antigos e alguns instrumentos que ilustram o modo artesanal de produção
Contíguo ao museu está um espaço comercial grande que ajuda a perceber como se realizam hoje as várias fases da produção e a grande diversidade de utensílios apícolas.

A região tem uma grande produção de mel. Não muito longe está a serra de Bornes a que chama o Monte Mel. A produção é grande e também diversa porque podem fazer a transumância de colmeias.
No final da visita há uma prova de mel, pólen, rebuçados de mel e todos os visitantes saem do museu com a boca doce.
Macedo de Cavaleiros tem a sede da Confraria do Mel que reúne membros de uma dezena de distritos de Portugal e também alguns espanhóis. Muitos encontros de apicultores realizam-se em Macedo de Cavaleiros e no Museu têm lugar algumas dessas reuniões com dezenas de apicultores como também ações de formação.
Uma doce visita ao Museu do Mel faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Uma doce visita ao Museu do Mel, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: