No largo da pequena aldeia de Boquilobo está a casa onde nasceu Humberto Delgado em 15 de Maio de 1906. A Casa Memorial Humberto Delgado ainda mantém a traça original e um anexo que foi remodelado é onde se encontra mobiliário, fotos, cartazes e documentos sobre o “general sem medo”.

Há muitas referencias históricas nomeadamente sobre a campanha eleitoral à Presidência da República em 1958 que reuniu o apoio dos movimentos democráticos.
Humberto Delgado viveu aqui um ano. O pai era militar e mudou várias vezes de residência. Mais tarde, passou algumas vezes por Boquílobo apenas para visitas familiares.
A casa era dos avós maternos e revela uma família modesta.

A foto do pai evidencia claramente um perfil militar.

A foto da mãe projeta uma mulher afável.
Do ponto de vista do espólio pessoal não há muitos objetos mas o propósito do memorial não é apenas evocar o local onde nasceu Humberto Delgado. Pretende-se mais salientar o legado do general que lutou por valores como a liberdade e um sistema democrático, conforme diz Mafalda Luz, Diretora-adjunta da Casa memorial Humberto Delgado.

As marcas da sua personalidade e o percurso de vida percebem-se facilmente aqui. É facilmente perceptível os valores que recebeu de uma família com tradições militares. Não admira a sua frontalidade que ficou célebre na frase “obviamente demito-o” sobre o que faria a Salazar após ganhar as eleições presidenciais.

O ato eleitoral foi parcial, Humberto Delgado teve de ir para o exílio e foi assassinado pela Pide em Espanha em 1965.
A admiração pelo “general sem medo”, experiências idênticas que outra famílias tiveram e testemunhos das eleições de 1958 são alguns dos motivos que levam as pessoas com mais idade a Boquilobo. Algumas delas emocionam-se em particular familiares de pessoas que também foram detidas pela policia politica do anterior regime.

Um outro público que visita a Casa Memorial são alunos das escolas. Os com estudos mais avançados têm algum conhecimento do contexto histórico da ação politica e cívica de Humberto Delgado.
Para os mais novos é mais difícil dar a conhecer os vários significados desta casa memorial.

Este objetivo didático é um dos propósitos do memorial que é gerido pela Associação Para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos. A mesma entidade responsável pelo Museu Agrícola de Riachos.

A Casa Memorial Humberto Delgado foi inaugurada em 1996 e a sua preservação deve-se a Joaquim Marques de Oliveira que adquiriu em 1993 com o objetivo de ser transformada num museu. Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal.

Boquílobo faz parte da freguesia de Brogueira, concelho de Torres Novas.
A localidade tem o seu nome muito associado ao Parque Paul do Boquílobo e ao restaurante Casa das Enguias, muito conhecido nesta região.
Para visitar a Casa Memorial Humberto Delgado tem de se contatar previamente o Museu Agrícola de Riachos.

O logotipo da Casa é uma combinação de vários significados: as iniciais do nome do general, as cores da bandeira portuguesa.
Boquílobo – onde nasceu o general sem medo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Boquílobo – onde nasceu o general sem medo, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: