O gelado da Lousã antes da era do frigorífico

Sem comentários

Era possível comer um gelado em Lisboa antes da invenção do frigorífico. Uma das possibilidades era através do trabalho dos neveiros, que faziam gelo em sete poços no alto da serra da Lousã, no lugar de Santo António da Neve.

Um dos poços de gelo em Santo António da Neve ©Jorge Nunes
Um dos poços de gelo em Santo António da Neve ©Jorge Nunes

A neve e o gelo eram colocados em poços profundos de xisto. Depois a neve era calcada e formava-se num enorme bloco de gelo. O poço era tapado e conseguia-se conservar o gelo durante alguns meses.

Alto da Serra da Lousã onde estão os poços neveiros ©Jorge Nunes
Alto da Serra da Lousã onde estão os poços neveiros ©Jorge Nunes

Chegados os dias mais quentes, na descrição de Sónia Tomás, da Casa do Tempo, em Castanheira de Pêra, o gelo era cortado em cubos e transportado para Lisboa. Seguia em caixas de madeira e a primeira parte do percurso era por estrada. A última fase da viagem era em barcos no Tejo.

Martinho da Arcada
Martinho da Arcada

O gelo era guardado no café que hoje é o Martinho da Arcada, no Terreiro do Paço. Na altura teria a designação de “Casa da Neve” e era propriedade do neveiro mor da Casa Real, Julião Pereira de Castro. Outro café que também tinha a mesma função era o “Café do Gelo” que ainda hoje existe no Rossio.

Um dos poços de neve próximo da capela de Santo António ©Jorge Nunes
Um dos poços de neve próximo da capela de Santo António ©Jorge Nunes

Os poços neveiros são de xisto e o que está à superfície ainda tem um tamanho considerável. Conforme se pode ver nas fotografias de Jorge Nunes são estruturas fortes e com neve ficam muito bonitas. O muro arredondado e a cobertura em lajes de xisto revelam a preocupação da qualidade do empreendimento. Não se podia falhar nas guloseimas do rei e da corte que se deliciavam com o gelo, em especial no final do século XVIII.

Referência no local aos poços neveiros ©Jorge Nunes
Referência no local aos poços neveiros ©Jorge Nunes

Os poços estão classificados como Imóvel de Interesse Público.
Os poços podem-se visitar. Foram recuperados em 1986. Ficam próximos da capela de Santo António. É uma capela pequena e foi mandada construir pelo neveiro-mor da casa real. Na parede está a placa sobre o “glorioso Santo António de Lisboa” e quem a mandou fazer em 1786.

Vista de um dos poços ©Jorge Nunes
Vista de um dos poços ©Jorge Nunes

Os poços chamam-se neveiros, o mesmo nome que era dado às pessoas que tinham esta atividade sazonal, apenas quando nevava. As famílias iam para a serra. Mulheres e crianças recolhiam a neve que era colocada nos depósitos. Os homens calcavam até formar gelo.

Real Fábrica de Gelo
Real Fábrica de Gelo

Em Portugal só havia produção de gelo em Santo António da Neve e na Real Fábrica de Gelo na serra de Montejunto, que está classificada como Monumento Nacional.
O neveiro foi uma profissão que existiu até ao inicio do século XX

A serra vista de Castanheira de Pêra
A serra vista de Castanheira de Pêra

Santo António da Neve fica na freguesia de Coentral e a mais de mil metros de altitude. Não fica muito longe de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã.
O miradouro oferece uma vista fabulosa, nas palavras de Sónia Tomás e o percurso ao longo da encosta da serra permite também descobrir flora e fauna diferente do vale.

Um veado na encosta da serra ©Jorge Nunes
Um veado na encosta da serra ©Jorge Nunes

Há por exemplo veados que na altura do acasalamento se dão a conhecer com o brama, o som que emitem. O acesso ao topo da serra pode ser feito por carro.

O gelado da Lousã antes da era do frigorífico faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O gelado da Lousã antes da era do frigorífico, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s