O Museu do Caramulo é um dos melhores exemplos da generosidade humana e é caso único em todo o mundo. Tem mais de 500 obras de arte e foram todas oferecidas.

É um projecto invulgar porque é totalmente constituído por doações e porque também é pertença dos doadores. Todos os que oferecem uma obra de arte ficam também como donos do Museu, cada doador tem um voto na Fundação.
O Museu tem 60 anos, foi inaugurado em 1959 e é obra de dois irmãos: Abel e João de Lacerda.

Abel de Lacerda foi o principal impulsionador e construiu de raiz uma edifício para ser museu.
No testemunho de Tiago Patrício Gouveia, Director do Museu, Abel de Lacerda era conhecedor do meio e amante de arte. Tinha uma colecção particular e de uma forma célere e eficaz conseguiu reunir cerca de 500 obras de arte e o financiamento para a construção dos edifícios.

Outra característica inédita é que parte significativa das obras foram obtidas junto de doadores nacionais e estrangeiros, dos quais se destaca Picasso e Salvador Dali.

Estas pinturas estão numa sala onde se podem ver outras obras de arte de nomes grandes da pintura portuguesa, como por exemplo Vieira da Silva e Amadeo de Souza-Cardoso.

Além de pinturas há ainda mobiliário, esculturas, fotografia, cerâmica e as famosas quatro tapeçarias de Tournai, do século XVI, que celebram a chegada dos portugueses à Índia.

Esta generosidade mantém-se até aos dias de hoje com outros artistas a oferecerem as suas obras como foram os casos mais recentes de Fernanda Fragateiro e Rui Chafes que os visitantes rapidamente se apercebem nas salas do primeiro piso.

Neste edifício está ainda a colecção de miniaturas e brinquedos antigos com milhares de unidades. Os olhos perdem-se e o tempo acelera para a visita aos automóveis antigos, no outro edifício. A proeza desta colecção é de João de Lacerda e foi o primeiro museu do automóvel em Portugal.
Tem algumas dezenas de veículos, os mais antigos são do final do século XX, designadamente um Peugeot Type 19 de 1899.

Quem gosta de automóveis fica fascinado com tantas relíquias e com o engenho humano. Encontramos Rolls Royce, Bugatti, Ferrari e modelos mais recentes de competição automóvel de velocidade. Há também motociclos e bicicletas muito antigas.

O Museu está no alto da Serra do Caramulo e tem uma vista ampla para o concelho de Tondela.

O Caramulo ficou conhecido pelos sanatórios e a construção do museu visava encontrar outros focos de interesse para a visita à Serra.

Abel de Lacerda, o principal impulsionador, morreu num acidente de automóvel e não chegou a assistir à inauguração do Museu que é gerido por uma Fundação.
A dádiva do Museu do Caramulo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, A dádiva do Museu do Caramulo, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
.
olá, boa tarde. gostei de ver o vosso sitio, do museu. no seu todo, é deveras muito interessante. mas principalmente gostei de ver a colecção de miniaturas, veiculos automoveis e outros. revela uma grande colecção. é de admirar e louvar, a preserverança e carolice, com que zelam o museu. na questão das miniaturas, já devem ultrapassar largos milhares, pergunto . grato pelo sitio que mostram.
GostarGostar