Em Vila Real a rua Direita na verdade é a Roque da Silveira. As pessoas passavam por aqui para a paragem dos transportes públicos, era a que ficava mais perto e ficou com o nome de Rua Direita.
Emídio Nogueira trabalha na Rua Direita de Vila Real há mais de 60 anos diz que já foi uma rua com muito movimento e o comércio era abundante. Por este motivo foi também designada “Rua dos Mercadores”.

Uma das lojas mais importantes era de fazendas e os alfaiates faziam fatos à medida. “Agora é tudo pronto a vestir.”

Ele tem na rua Direita uma das poucas lojas de comércio tradicional que resiste. “O comercio teve uma queda significativa e apenas continuam em atividade os estabelecimentos com pessoas mais idosas”. Algumas renovaram as lojas mas ele não o tenciona fazer.

Outro exemplo é a Casa António Luís, uma mercearia com 150 anos, que acabou de fechar as portas e o proprietário ainda não decidiu o que fazer à loja.

O interior da Romanos apresenta mobiliário antigo, típico do comércio tradicional e uma oferta de produtos que se foi diversificando nos últimos anos, fatos, roupas, gravatas, chapéus, bonés, samarras e capotes.

A loja de Emídio Nogueira fica mesmo em frente da Igreja de S. Paulo ou Capela Nova.
É um edifício marcante na cidade devido à sua beleza e à imponência da fachada. Tem duas colunas enormes de pedra e está decorada.

O interior da igreja é mais modesto, em estilo barroco e é igualmente interessante.
A arquitetura da igreja é atribuída a Nicolau Nasoni e demorou quase um século a ser construída. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Outra particularidade da rua Direita é os prédios de dois ou três pisos terem quase todos varandas em ferro. As que estão recuperadas dão outra vida à rua que é ainda marcada por casas apalaçadas, algumas com brasões.

“Vai a direito” e ficou a rua Direita de Vila Real faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, “Vai a direito” e ficou a rua Direita de Vila Real, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
.