“A Firma Ermelinda Dias Chaves – solas e cabedais, fica na Rua Direita, a mais torta de Chaves”. A descrição desta loja, uma das mais tradicionais, é feita pela dona do estabelecimento, Ermelinda Dias.
É uma loja centenária que provisoriamente se mudou do 96 para o numero 24. Ermelinda e a irmã, Teresa, fazem a gestão deste espaço comercial que já foi do pai que, por sua vez, foi empregado da Casa Cipriano, o nome original do estabelecimento.

Ermelinda começou a tomar conta da loja há 38 anos e foi das primeiras mulheres a entrar neste ramos de comércio onde era preciso cortar à faca as solas grossas.

Ermelinda e Teresa tentam preservar o mobiliário da loja que conta muita da história do comércio tradicional da rua Direita em Chaves e também da vida da cidade.
Os armários e o restante mobiliário têm mais de 100 anos.

Um dos objectos que se destaca é um banco grande de madeira, tipo banco de jardim, onde se discutia politica desde os tempos da monarquia. De forma discreta, em particular nos tempos mais obscuros da República.

A loja é muito bonita, está bem cuidada e é lugar de visitas. Nem sempre para comprarem produtos e nos últimos anos até diversificaram a oferta para terem mais clientes. Passaram a vender mochilas, cintos, carteiras em pele.. tudo produtos nacional.
No entanto, o rendimento é menor.

O comércio tradicional passa por dificuldades mas Ermelinda promete tudo fazer para manter a loja aberta.

Além da visita às poucas lojas de comércio tradicional que ainda resistem, a Rua Direita de Chaves tem ainda o encanto das varandas dos prédios.

São todas trabalhadas em pormenor e há algumas décadas atrás eram um dos motivos de orgulho dos flavienses.

Como todas as outras ruas Direita esta também é sinuosa e estreita. Fica no centro histórico, a caminho da cidadela e, talvez, tenha sido este o percurso que esteve na origem do seu nome.
A rua Direita de Chaves onde se discutia política faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, A rua Direita de Chaves onde se discutia política, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: