A Pedra de Ançã é viajada. Está espalhada por vários continentes em estátuas ou cantarias artísticas.

Em Portugal faz parte de vários monumentos e talvez o de maior destaque é o da Batalha. Dois reis e uma rainha têm também os túmulos feitos com este tipo de calcário que é extraído no sul do concelho de Cantanhede e ficou conhecido como Pedra de Ançã. Tem cor clara, sem veios e a pedra é muito macia.
O Museu da Pedra de Cantanhede foi criado em 201 e um dos objetivos é refletir a riqueza do património da Pedra de Ançã que foi a matéria prima por excelência da escultura e da arquitetura renascentista em Portugal.
Os visitantes encontram uma grande diversidade de obras de arte e em particular estátuas antigas que ocupam um corredor.

As estátuas têm uma expressão singular, de acordo com o que representam, como por exemplo a Medicina, a Teologia e a Lei.

Há também arte sacra, ornamentos em Pedra de Ançã, utensílios e informação sobre a extração do calcário. Podemos ver ainda um espólio de achados arqueológicos e fósseis nas pedreiras.

O Museu desenvolve ainda uma faceta importante em particular junto do publico mais novo. É o chamado “Museu Vivo” que engloba vários ateliers de artes plásticas e iniciativas de divulgação e informação sobre a formação, extração e utilização do calcário.

O mérito destas iniciativas foi reconhecido com o prémio de Melhor Museu e recentemente foi distinguido com o de Geoconservação.
Na localidade que deu o nome ao calcário, em Ançã, deixou de haver quem trabalhe a pedra. Muito próximo de Ançã há uma pedreira que ainda mantém a atividade. Há poucas mais e o produto só episodicamente se destina a escultura ou cantaria artística. A extração destina-se essencialmente para calçada e brita.

A arte e atividade económica que chegou a exportar o calcário tem uma história de séculos e marcou em particular monumentos religiosos na região de Coimbra. João de Ruão, escultor arquiteto francês, e Nicolau de Chanterene, escultor também de origem francesa, foram dos artistas mais conhecidos e que deixaram obras em vários mosteiros e igrejas.

O museu que enaltece a Pedra de Ançã o faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O museu que enaltece a Pedra de Ançã, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: