A pedra e o bolo de Ançã

Sem comentários

Ançã é terra de pedra de calcário. Até lhe deu o nome: “pedra de ançã”. Os trabalhos em escultura, as calçadas ou os efeitos decorativos nas fachadas e interiores percorreram mundo e estão em inúmeros monumentos em Portugal. Um dos mais relevantes é o Mosteiro da Batalha.


Em Ançã já não há quem trabalhe a pedra, apenas nos lugares vizinhos. No entanto, a arte continua presente em particular no centro histórico.

Igreja da Senhora do Ó
Igreja da Senhora do Ó

No alto da vila o domínio é da Igreja da Senhora do Ó que tem uma fachada monumental. Está classificada como Interesse Público. A igreja foi destruída parcialmente por um incêndio e o que vemos resulta em grande medida da reconstrução no século XIX.

Altar da Igreja da Senhora do Ó
Altar da Igreja da Senhora do Ó

No interior há nichos e esculturas mais antigas que são do séc. XVI. As esculturas de S. Pedro e S. Paulo são feitas em pedra de Ançã. A Nossa Senhora com o Menino é outra obra notável que está no interior da igreja.

Do adro temos uma excelente vista para a vila, para o vale da ribeira de Ançã e a ponte romana.

Água que corre junto à fonte
Água que corre junto à fonte

É aqui que está a Fonte de Ançã, abençoada por uma capela ao lado e que no inverno tem um ar bucólico e muito bonito. No Verão é um lugar fresco.

Moinho da Fonte
Moinho da Fonte

É onde está o Moinho da Fonte, o Núcleo Museológico da Água, a piscina e um tanque com água da fonte e onde algumas mulheres lavam a roupa à mão. Com mais frequência ao Sábado e no Verão.

Uma mulher lava roupa no tanque
Uma mulher lava roupa no tanque

Uma mulher estava no tanque a lavar roupa. Sozinha e com botas altas para não se molhar. Batia a roupa com força na pedra e voltava a ensaboar na água. Ao lado, por outro canal feito de pedra, corria muita água da nascente para o moinho. A corrente era forte e o som que produzia dominava todo o vale.
Ao lado há uma piscina e um jardim que reúnem muita gente no Verão.

Museu Etnográfico do Grupo Típico de Ançã
Museu Etnográfico do Grupo Típico de Ançã

No interior da vila merece ainda destaque o passadiço que acompanha parte do percurso da ribeira e um pouco mais acima o Museu Etnográfico do Grupo Típico de Ançã, um edifício de dois pisos com balcão de pedra.
Parte deste percurso é na Rua Jaime Cortesão. O historiador nasceu em Ançã e há um busto que evoca esta ligação. Terá sido mandado construir por brasileiros.

Homenagem a Jaime Cortesão
Homenagem a Jaime Cortesão

Jaime Cortesão viveu vários anos no Brasil, no exílio. Politico e médico, Jaime Cortesão tem uma biografia fascinante com um percurso movido por convicções fortes que o levou como voluntário a participar na I Grande Guerra, foi diretor da Biblioteca Nacional, fundador de várias publicações e no Brasil destacou-se como professor universitário.

Palácio do Marquês de Cascais, pelourinho e Phylarmonica
Palácio do Marquês de Cascais, pelourinho e Phylarmonica

A evocação que lhe é feita fica numa zona nobre da vila, próximo do pelourinho e do centro histórico que é marcado pelo Palácio do Marquês de Cascais. O edifício assinala de modo bem evidente o poder económico do senhor da vila até falecer no inicio do séc. XIX. Neste largo está também a Phylarmónica Ançanense.

Vendedora de tremoços
Vendedora de tremoços

Um pouco mais acima, junto à estrada, uma mulher vende tremoços e na mesma via temos outra marca de Ançã: o bolo local.

Bolo de Ançã. Na estrada vendem quente e é muito mais saboroso
Bolo de Ançã. Na estrada vendem quente e é muito mais saboroso

Ançã pertence ao concelho de Cantanhede e está a cerca de 15 Km de Coimbra. Em Cantanhede há o Museu da Pedra onde se encontra informação mais detalhada e muitos trabalhos em pedra de Ançã.
A pedra e o bolo de Ançã faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, A pedra e o bolo de Ançã, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s