A praia de Mira é uma das melhores e maiores de Portugal e é a única em todo o Mundo com Bandeira Azul desde a sua atribuição, há mais de 30 anos. Mira é também uma praia com a tradição da arte xávega.

Há mais de 30 anos que o imenso areal de mais de 7km da Praia de Mira recebe consecutivamente o galardão de Bandeira Azul.

Num dos pontos mais altos da praia estão dois ícones de Mira. Uma enorme estátua dedicada aos pescadores e a lado a bonita igreja da Nossa Senhora da Conceição que data de 1843.

De madeira, tal como os antigos palheiros que eram as casas dos pescadores e o lugar de arrumação dos utensílios da faina da pesca.

A igreja está pintada de azul e branco e o interior é sóbrio e sereno para acalmar as preces antes da ida dos homens para o mar.
Mira tem uma forte vocação marítima e uma das artes mais tradicionais tem lugar no areal e é um postal ilustrado para os visitantes: a arte Xávega.

Os barcos chamados de “meia lua”, rasos para escorregarem na areia, lançam as redes de cerco e nos extremos têm cordas com bóias. Um dos cabos fica em terra. A rede é estendida em alto mar, no centro está um saco de rede e o barco traz a outra ponta.
As cordas são puxadas por tratores e até há poucos anos atrás era por juntas de bois. Como dizem os locais, este processo por arrasto “é pescar ao cerco e alar para terra”.

As redes são abertas no areal e os visitantes podem acompanhar de perto todo o processo. Podem ver em detalhe o pescado que é retirado do meio da rede no areal. A maioria são sardinhas e petingas. Há também muitos robalos e algumas raias.

Ainda há três grupos de pescadores que praticam a arte Xávega na Praia de Mira e todas as manhãs, no testemunho de Joana Sousa, ficamos a saber quando os homens vão ao mar: o arrais de cada grupo vai de madrugada ver o mar e se verificar que há condições para a pesca lança um numero determinado de foguetes. Cada grupo tem um número. Quem dorme na Praia de Mira já se habituou a ouvir os sons por volta das seis da manhã e ficam a saber que os homens vão ao mar.
Próximo da igreja estão alguns estaleiros com os barcos e os utensílios da pesca.

Muitos destes instrumentos e o dia a dia da comunidade piscatória da Praia de Mira está recriado no Museu Etnográfico onde Joana Sousa foi a nossa anfitriã.
No museu é possível ver como era a casa de um pescador, os trajes, os utensílios para a pesca ou as esteiras onde dormiam quando aguardavam a chamada para o mar.

A cultura das gentes da Praia de Mira está ali refletida com costumes e objetos que chegam ainda aos dias de hoje.
O Museu é uma casa de madeira escura e com janelas e portas brancas. Está ao lado da barrinha, uma lagoa de água doce rodeada de espaços verdes e zonas de lazer.

A barrinha ainda tem uma grande extensão e leva-nos para o pinhal e para o universo da Gândara que tem uma cultura muito própria e que envolve vários concelhos. Na vila de Mira há o Museu do Território da Gândara que espelha o património cultural e natural desta região. O Museu está numa antiga escola primária e tal como sucede com o Museu Etnográfico da Praia de Mira os objetos expostos foram cedidos pela população local.
A melhor praia do Mundo é a de Mira faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Uma grande aldrabice que para aqui vai, publicidade enganosa. A Praia de Mira é um bom recanto para limpar a cabeça de stress e comoção, no entanto não oferece grandes condições para turistas, não há muito lá que fazer, as pessoas são um pouquinho rudes, comerciantes e afins, não há mentalidade cosmopolita como se encontra por exemplo no Algarve, mas há algo que é muito similar ao Algarve, falo dos preços!!! A diferença colossal é que no Algarve há imensas coisas para fazer, justifica o preço. Já, na Praia de Mira, compreendo que seja injusto comparar uma vila com uma região, mas não há nada que justifique o preço. Os acessos não são muito bons, o trânsito é ridículo, a organização do espaço em si é ridícula. Vai melhorando aos poucos mas já não tem o fulgor de outrora. Boa vila sim, melhor praia só se for na boca dos nativos, porque o que não falta por aí pelo país são praias melhores. É a minha opinião e de muitos, respeito a Praia de Mira e suas gentes, no entanto sei reconhecer os aspectos negativos e bem negativos de uma possível estada nessa zona.A bandeira azul é só por mera ostentação, dizem que é a melhor praia do mundo por tê-la, no entanto a distinção surgiu primeiramente na Europa e depois sim alargou-se a mais algumas praias do mundo, mas não todas, logo dizer que é a melhor do mundo por causa da bandeira é publicidade enganosa. É lindíssima a Praia de Mira, excepto nos meses de Julho e Agosto, pois nessa altura é horrível, muita gente tudo aos montes, muito trânsito, preços absurdos, pobres eventos, e para além disso são raras as vezes que os banhos são permitidos pois a agitação marítima é constante, impossibilitando a ida a banhos na maioria das vezes que lá estive. Cumprimentos a todos.
GostarGostar