Visita à Basílica do Outeiro seguida da tradicional pandorcada

A Basílica do Outeiro, no concelho de Bragança, é um templo único e pode ser visitado esta sexta e sábado, num programa especial organizado pela pela Direcção Regional de Cultura do Norte. Há ainda um piquenique com a tradicional pandorcada das Festas de São Gonçalo que se costumam realizar no inicio do ano.

Interior da Basílica com talha dourada e pinturas
Interior da Basílica com talha dourada e pinturas

O programa visa a dinamização cultural de sítios com grande valor patrimonial como é o caso do Outeiro, a única aldeia em Portugal que tem uma Basílica.
Pode ver aqui a história e a descrição da Basílica de Santo Cristo de Outeiro, um edifício monumental que tem a sua origem no final do séc. XVII quando numa pequena capela ao lado se deu um milagre.
A descoberta da Basílica envolve os mais novos com uma visita-jogo que termina com um segredo que está num baú guardado a sete chaves.

Fica logo à entrada, pesa 785 kg e é feito de um único tronco de árvore.
Em redor da Basílica vai haver teatro, música e um piquenique com a tradicional pandorcada das Festas de São Gonçalo onde centenas de roscas são partilhadas pelos presentes. As roscas são feitas de pão doce e tradicionalmente confeccionadas no forno comunitário.

Campanário da igreja matriz
Campanário da igreja matriz

Se for ao Outeiro aproveite ainda para ver a igreja paroquial que é do séc. XII e tem também uma particularidade – é das poucas em Portugal que tem um campanário todo em xisto.
A Câmara Municipal de Bragança assegura transporte entre Bragança e Outeiro.
Pode ver aqui o programa do evento.