Fotografar no Cais Palafítico da Carrasqueira

Sem comentários

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um fascinio para os apaixonados de fotografia. Fica na Reserva Natural do Estuário do Sado, próximo da Comporta e é um dos lugares mais visitados do concelho de Alcácer do Sal.

Cais de estacas
Cais de estacas

O cais estende-se pelo lodo e pela água do rio, tem ainda uma extensão considerável e está rodeado de um horizonte aberto, cheio de luz.
É um dos sítios mais procurados para catálogos de moda. Rita Torres, coordenadora do Turismo da Câmara de Alcácer do Sal diz que é um cenário natural muito procurado para produções de moda das maiores marcas nacionais.

Pôr do sol no estuário
Pôr do sol no estuário

O por do sol é também muito procurado e há quem passe largos minutos a escolher com alguma antecedência o lugar mais indicado para conseguir um lindo espelho de cores de tom laranja na superfície da água ou do lodo
Cais com arrumosA beleza e o fascínio da moda que se procura no Cais Palafítico da Carrasqueira contrasta com a pobreza das gentes que o construíram em meados do século passado.
A escolha era difícil. Entre a dureza do trabalho nos arrozais ou o escasso rendimento que se conseguia no rio, para além do lodo do sapal que forma aqui uma imensa península, quase sem árvores.

Emaranhado de estacas e tábuas
Emaranhado de estacas e tábuas

Foi por isso que os pescadores foram prolongando o cais pelo estuário num emaranhado crescente de estacas e tábuas de madeira que exigem atenção aos visitantes porque o piso costuma estar desgastado. Em breve pode ser renovado na sequência de uma decisão tomada pela Câmara de Alcácer.

Regresso de uma jornada
Regresso de uma jornada

Cada passadiço dá pelo menos para dois ancoradouros e é frequente ver pessoas a tratar das redes, limpar os instrumentos de pesca ou a transportar os bivalves para o cais.
A construção do cais com estacas e tábuas permite uma utilização quase permanente. Se a maré está cheia pode-se ancorar junto ao cais. Na maré vazia a extensão do cais permite alcançar uma linha de água que leva o barco até ao rio.

Barcos e fotógrafos
Barcos e fotógrafos

Nos últimos anos aprofundou-se a preocupação ambiental e a preservação do estuário. Há, por exemplo, projetos que envolvem os mariscadores que costumavam deixaras embalagens de sal e que agora já as retiram.

A beleza do estuário do Sado
A beleza do estuário do Sado

Há também as Guardiãs do Sado. Duas mulheres, pescadoras, que zelam para evitar redes perdidas no rio e com isso manter a presença dos golfinhos. Elas continuam a pescar mas retiram igualmente as redes ou outros objetos que tenham sido esquecidos.
Em terra uma das maiores alterações teve a ver com o aumento da procura turística e de experiências.

Rita Torres
Rita Torres, coordenadora do Turismo da Câmara de Alcácer do Sal

As antigas casas de colmo onde dormiam os trabalhadores sazonais da Herdade da Comporta são agora casas de alojamento para turistas. Algumas mantêm o chão de areia mas o conforto não tem seguramente comparação com as condições extremamente difíceis em que trabalhavam, além das inúmeras doenças.

Ver aqui galeria de fotos e  aqui percurso pedestre
Fotografar no Cais Palafítico da Carrasqueira faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Fotografar no Cais Palafítico da Carrasqueira, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s