Casa da Vila e em cima das muralhas do castelo de Vinhais

Sem comentários

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Casa da Vila fica no centro histórico de Vinhais e alberga o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho. No entanto, tem uma história que vai muito para além da função que desempenha actualmente.
A casa pertencia ao tenente Horácio Assis Gonçalves, secretario particular de Oliveira Salazar. Por outro lado, tem a particularidade de o edifício ter sido construído em cima das antigas muralhas do castelo.

Edificio e muralhas - vista do jardim
Edificio e muralhas – vista do jardim

Mais tarde foi comprando terrenos e criou o jardim que pode ser visitado.Tem uma excelente vista para a paisagem transmontana. Utiliza as muralhas como limite, tem várias construções em pedra, painéis de azulejos e uma fonte.

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Capela de Nossa Senhora da Conceição

No Jardim há um caminho para a bonita capela de Nossa Senhora da Conceição que foi construída na torre sul do castelo.

A casa foi construída em 1930 e é interessante ver como tiraram partido das muralhas do castelo. Uma parte as muralhas servem de suporte. Noutros compartimentos as muralhas servem de parede.

As muralhas fazem de parede
As muralhas fazem de parede

O aproveitamento das muralhas como parede é interessante. A largura da estrutura permitiu construir um forno de lenha e clarabóia com grande profundidade.

Foto de Horácio Assis Gonçalves (em pé e ao centro)
Foto de Horácio Assis Gonçalves (em pé e ao centro)

O tenente Horácio Assis Gonçalves nasceu em Vinhais em 1880. Estudou direito em Coimbra e fez parte do conjunto de oficiais de baixa patente – o tenentismo – que teve forte influência no Estado Novo. Além de secretario particular de Salazar, o tenente foi ainda Governador Civil em Vila Real e escreveu várias obras de cariz militar e sobre as suas relações com o Presidente do Conselho de Ministros.

Informação sobre o Parque de Montesinho
Informação sobre o Parque de Montesinho

A casa foi recuperada há duas décadas pela Câmara Municipal de Vinhais e funciona como Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho.
A exposição permanente é sobre Vinhais e o Parque. Há muita informação multimédia sobre a fauna e a flora da região. O espaço é também utilizado para exposições temporárias.

Muralha a contornar a casa
Muralha a contornar a casa

A Casa da Vila está no interior da zona muralhada e onde ainda há vestígios da fortificação construída no final do século XIII e profundamente reformulada no século XV. As muralhas e o castelo sofreram no entanto uma profunda degradação e algumas casas particulares ficaram endossadas aos muros.

Jardim com vista para a paisagem transmontana
Jardim com vista para a paisagem transmontana

O que restou do castelo e da muralha foi declarado Imóvel de Interesse Público em 1947, pouco mais de uma década após a construção da casa do tenente Horácio Assis Gonçalves.
Casa da Vila e em cima das muralhas do castelo de Vinhais faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Casa da Vila e em cima das muralhas do castelo de Vinhais, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s