O roteiro de Aquilino Ribeiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

As obras de Aquilino Ribeiro são o melhor roteiro das terras por onde passou na Beira porque foi exímio em descrever esses lugares.
site_aquilino_ribeiro_DSCF5006Uma parte significativa dos seus romances narram vivências nos concelhos de Sernancelhe, onde nasceu, Moimenta da Beira, onde viveu, e Vila Nova de Paiva, terra do Malhadinhas. São as Terras do Demo.

Entrada do pátio onde Aquilino Ribeiro nasceu
Entrada do pátio da Casa dos Sanhudos onde Aquilino Ribeiro nasceu

Nas palavras de Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, do projecto editorial Rua Direita e estudioso da vida e obra do escritor, são terras pobres onde “Cristo não gastou sandália” mas que tem percursos muito bonitos. Dá como exemplos a serra da Nave onde Aquilino caçava e a serra da Lapa onde “escreveu páginas fantásticas”.
site_aquilino_ribeiro_1412Caminhar por estes percursos é “estar em contacto com os olhos de Aquilino Ribeiro porque ele tinha uma capacidade fantástica de olhar, memorizar e depois traduzir o que viu por palavras. É um hino à vida, à vitalidade, à Beira e um hino ao excelente português agora tão maltratado.”

Casa onde nasceu Aquilino Ribeiro
Casa onde nasceu Aquilino Ribeiro

O roteiro para descobrir Aquilino Ribeiro deve passar ainda pelo pátio e a casa onde nasceu o escritor, no Carregal,  e que deu origem ao livro “Cinco Réis de Gente”.

Outros caminhos levam-nos a Tabosa e ao Santuário da Lapa onde Aquilino estudou durante cinco anos e que retrata em muitos livros em particular em Uma Luz ao Longe. Aquilino entrou no antigo colégio jesuíta com 10 anos de idade, em 1895. No mesmo edifício funciona agora uma casa de apoio ao peregrino e pode-se visitar o quarto de Aquilino Ribeiro.

Santuário da Lapa
Santuário da Lapa

A Fundação Aquilino Ribeiro na Soutosa e Vila Nova de Paiva, a terra de Malhadinhas, são outros lugares de visita. Em Vila Nova de Paiva Aquilino Ribeiro é evocado num jardim botânico que tem o nome de Terras do Demo.

Praça Aquilino Ribeiro
Praça Aquilino Ribeiro

No Carregal há ainda a Praça Aquilino Ribeiro com vários painéis dedicados ao escritor e baseados na obra “Cinco Réis de Gente” onde Aquilino Ribeiro retrata a sua infância.

Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”
Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”

O roteiro de Aquilino Ribeiro faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo