Santa Susana tem uma dezena de ruas, está relativamente isolada no concelho de Alcácer do sal e situa-se num antigo monte alentejano. A herdade recebeu há cerca de um século vários trabalhadores agrícolas que viviam temporariamente em casas gémeas.

Todas iguais. Alguns ficaram por aqui e o monte alargou a urbanização e ganhou novo estatuto.

Também permaneceu a arquitetura rural alentejana que no caso de Santa Susana tem a singularidade de manter “as características da aldeia e as casas imaculadamente pintadas de branco e azul. Quando procuramos nas drogarias ou nos catálogos de tintas o azul das casas chama-se Azul de Santa Susana.” As palavras são de Rita Torres, do Turismo de Alcácer do Sal.
O azul é muito denso mas conjuga-se de forma harmoniosa com a traça das casas térreas. São todas semelhantes com a porta de entrada ladeada por um pequena janela de cada lado.

Cada habitação tem uma chaminé desproporcionadamente grande em relação às casas pequenas.
Não há muita gente nas ruas. A antiga freguesia tinha cerca de 350 habitantes no último censos. Algumas mulheres encontram-se no átrio da igreja junto à porta principal. É o refúgio do calor devido à sombra, ao fresco da pedra e à brisa que corre pelas arcadas.

A igreja é também azul e branca e o campanário é muito alto.
Um outro ponto de encontro, em particular em momentos festivos, é o teatro comunitário. Nas palavras de Rita Torres “o teatro é um local extraordinário. Quase que entramos num mundo de magia porque leva-nos ao tempo remotos em que a vida comunitária era muito importante. Todos os actos relevantes, rituais de passagem, um baile, um casamento… acontecem naquele espaço.”
Novas gerações são agora proprietárias de algumas casas, por vezes só as habitam em curtos períodos de tempo mas mantêm-se fieis à cultura local.
Salvaguardam também as características da aldeia. A traça das casas, a simplicidade das fachadas e o espírito comunitário. Uma outra forma de viver o tempo e de estar.

A visita a Santa Susana também tem de passar pela barragem do Pego do Altar. Uma paisagem profundamente alterada pela intervenção humana mas que é muito bonita e harmoniosa.

Alguns turistas estrangeiros já a descobriram e permanecem próximo da albufeira alguns dias em autocaravanas.

O azul de Santa Susana faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: