“O livro é um amigo que não mente”. A frase é do alfarrabista João Soares para me explicar o fascínio de muitos visitantes na sua livraria, na Rua Formosa, no Porto, e que ficam por lá uns largos minutos.
“Para essas pessoas o livro é um objeto de culto. Como uma dedicação, vêm um livro como uma relíquia. O que têm ali é um amigo incansável, sempre disposto a ser consultado. Não mente. Diz sempre a mesma coisa, não altera a opinião de acordo com as circunstâncias. O livro é dos amigos mais fiéis que temos.”





Não é apenas o livro que não mente. João Soares também consegue ler no rosto dos seus clientes a reação pela passagem na livraria, o encanto pelos livros ou simplesmente pelo sucesso da procura. “Vê-se pela cara da pessoa. Pela satisfação que manifesta, pela alegria do olhar, pelo regozijo e pela forma como fica comovida e agradecida.”




O livro não mente e é amigo do alfarrabista João Soares faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: