A livraria Chaminé da Mota é uma das mais importantes do Porto. Fica na Rua das Flores, nº28.
O prédio de quatro andares está repleto de publicações e outros objetos antigos como estatuetas, caixas de música mecânica, relógios e gravuras. Mas a maioria são livros. Ao todo calculam um milhão de exemplares e alguns são raros o mais antigo é de 1517.
O espaço, no entanto, tem muito mais do que objetos como diz Pedro Chaminé, sobrinho do fundador, o alfarrabista Pedro Chaminé da Mota: “o alfarrabista compra, vende e guarda sentimentos.”
As páginas de emoções que se folheiam num espaço como este começa logo quando se entra e se sente um ambiente único.






A própria origem da livraria resulta de uma profunda afeição do fundador pelo universo dos livros. Com oito anos de idade leu o primeiro livro. Dizia que tinha sido “O Menino da Mata e o seu Cão Piloto” e nunca mais perdeu o desejo pela leitura. Até era conhecido como o menino do livro.






A grande maioria dos livros foram recolhidos pelo fundador e são maioritariamente obras de autores portugueses. Dizem que, provavelmente, é a livraria em Portugal com maior número de publicações.
Livros com afetos na Chaminé da Mota faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: