A figura do Menino Jesus da Cartolinha tem altar próprio na antiga Sé Catedral de Miranda do Douro, é adorado por muita gente e em agradecimento recebe muitas ofertas de peças de roupa.

Quando se entra na enorme igreja está no lado direito, antes do altar-mor. O menino está em pé sobre uma base de madeira com figuras esculpidas de crianças que olham para os visitantes. O Menino expressa já o perfil de um jovem, tem uma cartolinha na cabeça, uma bola numa mão, sapatos pretos e está vestido de fidalgo cavaleiro com uma espada presa à cinta.
O que, na opinião de António Rodrigues Mourinho, poderá ter a ver com uma lenda.
“Em 1710 quando os espanhóis invadiram Miranda o Menino apareceu nas muralhas, como um fidalgo guerreiro a lutar contra os espanhóis e isso incentivou os portugueses a juntarem-se e conseguiram expulsar os invasores. No entanto, o Menino nunca mais apareceu depois de atingido o objectivo e isso levou a fazerem esta escultura.”




A cartolinha também resulta de uma oferta. Muito provavelmente no inicio do século XX. É também com a cartola que o Menino sai na procissão do dia de Reis. Num andor que é transportado por quatro meninos.

Menino Jesus da Cartolinha e de muitas lendas em Miranda do Douro faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: