Um mergulho nos Olhos da Fervença em Cantanhede

Vamos à nascente dar um mergulho.
site_olhos_fervenca_DSCF6446A praia fluvial dos Olhos da Fervença fica mesmo ao lado da estação elevatória que abastece o concelho de Cantanhede. site_olhos_fervenca1b_hdrA água corre depois por um leito estreito e, de seguida, dá corpo a uma enorme piscina.
site_olhos_fervenca_DSCF6450A Praia Fluvial dos Olhos da Fervenca tem o piso em areia e não é muito funda. A profundidade varia e o máximo é pouco mais de um metro.
Como é muito grande, mesmo com afluência razoável, não se sente uma enchente irritante.
site_olhos_fervenca_DSCF6453A praia fluvial tem a forma de um anfiteatro. Corredores de relva, em socalcos, preenchem a encosta onde no topo está o bar. São espaços relvados com vista para o espelho de água e são da preferência de quem se quer espraiar ao sol.
site_olhos_fervenca_DSCF6470Quem opta pela frescura das sombras tem um amplo relvado com muitas árvores.

É o lugar preferido das famílias. Os mais novos têm várias alternativas, circuitos pedonais, campo de jogos e há ainda um parque infantil.

site_olhos_fervenca_DSCF6471Nas imediações há venda ambulante e uma presença frequente é da senhora que vende os reputados tremoços de Cadima – são bem grandes – de fabrico artesanal.
site_olhos_fervenca_DSCF6432Há acesso a Olhos da Fervença por estrada e a praia fluvial pode ser um complemento à praia atlântica. O areal da Tocha é muito perto. Dista, talvez, a uma dezena de quilómetros.site_olhos_fervenca_DSCF6459A praia fluvial é vigiada e a época balnear termina a 12 de Setembro.