O poder politico foi embora do centro de Belo Horizonte para a Cidade Administrativa e os edifícios fazem agora parte de um dos mais importantes circuitos de cultura brasileiros.
O Circuito Liberdade é composto por 15 instituições que desenvolvem diversas atividades como museus, planetário, centros de cultura e formação.

A grande maioria estão na Praça da Liberdade e um desses prédios é o Palácio da Liberdade, a residência do Governador desde a inauguração de belo Horizonte em 1897.
Os outros edifícios que agora fazem parte do Circuito Liberdade funcionavam também como sedes de secretarias do governo e de Minas Gerais e de instituições administrativas ou de segurança.

Alguns edifícios são da altura da construção de Belo Horizonte e um deles, a Rainha da Sucata, destaca-se por ser recente (inicio da década de 90) e devido à arquitetura pós-modernista, com materiais regionais como o quartzito, ardósia, pedra-sabão e aço.
Na Rainha da Sucata funciona o Centro de Informação ao Visitante.
Todos os outros têm uma arquitetura clássica ou mais eclética com forte influência de Itália e de França.

É um lugar aprazível com muita gente a passear ou a fazer exercício físico. O espaço é também aproveitado para exposições ao ar livre.

Fica num bonito edifício e relativamente faustoso, o que (ironicamente) se explica por ter sido a sede da Secretaria da Fazenda.
“Aqui tem a história do povo brasileiro”, disse-nos o “arte-educador” que nos acompanhou na visita. Para o diretor do Museu “a história de Portugal está aqui toda” mas pretendem ir mais longe ao projetarem novos artistas de Minas Gerais.
É um museu onde o visitante descobre através de materiais multimédia várias facetas da cultura e da história do Brasil, como por exemplo a Inconfidência Mineira.

Além dos bonitos interiores a visita é interessante pela descoberta de forma lúdica como os metais e os minerais fazem parte do nosso dia a dia. Se visitar faça o teste da quantidade de metais e minerais que estão no seu organismo. Quase de certeza que vai ficar surpreendido.

Na altura da minha visita estava uma enorme instalação de Ibrahim Mahama que fazia parte da exposição Ex-África. É um edifício grande e tem uma grande e diversa oferta cultural em particular de arte contemporânea.

Quando a visitei destacava-se uma exposição de Paolo Grassino e de arte aborígene australiana. Uma das obras em destaque é o painel “Civilização Mineira” de Candido Portinari. A Casa Fiat fica numa rua perpendicular à Praça da Liberdade e está num prédio moderno.
Aqui encontra a lista de todas as instituições que fazem parte do Circuito Liberdade.

Ao passear na praça não perca as Estátuas do Encontro Marcado alusivas a escritores de Minas Gerais. Estão mesmo em frente da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, um prédio de quatro andares da autoria de Óscar Niemeyer e inaugurado em 1961.

O estilo arquitectónico é um pouco diferente das principais marcas de Niemeyer em Belo Horizonte: a Pampulha e a Cidade Administrativa.
É o maior parque da cidade e o mais antigo património ambiental e até é anterior à inauguração de Belo Horizonte. É muito procurado pelos locais para lazer nos jardins ou nos lagos. O espaço tem ainda um teatro.

Nas manhãs de Domingo (entre 07 e as 14h) o Parque é vizinho da Feira Hippie a maior feira de artesanato da América Latina, na Av. Afonso Pena
A TAP tem voo direto para Belo Horizonte. A viagem foi a convite da SETUR e do Festival Fartura.

One thought on ““Terreiro do Paço” de Belo Horizonte virou circuito cultural”