As 12 Aldeias Históricas de Portugal

São uma dúzia as Aldeias Históricas de Portugal. Todas têm um encanto especial e algumas têm muitas histórias que vão para além da História.
Concluída a reportagem em todas elas, destacam-se algumas fotos e o link para as histórias.

Almeida – a fortaleza do tempo
Almeida foi e é uma fortaleza. A estrutura em hexágono protegia da guerra, dos invasores espanhóis ou franceses. Hoje é a muralha que preserva a identidade e um fabuloso património.

O segredo de Belmonte
É extraordinária a história dos judeus em Belmonte.
Vivem aqui há mais de 600 anos e durante mais de metade do tempo praticaram o seu culto religioso de forma secreta, apesar da vigilância e da ameaça da inquisição.

Em Castelo Mendo as pedras falam
Uma encosta com uma muralha oval protege os habitantes de Castelo Mendo da vista dos estranhos e no alto brilham as ruínas de uma torre porque há muito que perderam os sinos e revelam o que dizem as pedras.

O resistente Castelo Novo
Castelo Novo tem um impressionante enquadramento natural e é fabuloso o património histórico. Mantêm a traça original, mesmo que caia de pé, como as ruínas do Castelo que há cerca de 800 anos vigiam o longo planalto beirão.

Castelo Rodrigo dá beleza à História
Toda a aldeia é um sítio histórico. Ruas, casas, igrejas, muralhas e ruínas…. tudo revela a história e o modo de vida de uma comunidade que teve o seu apogeu na época medieval. A cor ocre das ruínas e das casas é outro traço distintivo.

Idanha-a-Velha Revive a Casa Marrocos
É fascinante a história da Casa Marrocos que está em frente das ruínas romanas.
Foi mandada construir pelo último morgado de Idanha-a-Velha, em meados do século passado, e nunca chegou a ser concluída.

Linhares está entre o céu e a terra
Entre o céu e a terra é a imagem que os residentes usam para melhor retratar o enquadramento do castelo, o símbolo maior da aldeia medieval que se ergue imponente a mais de 800 metros de altitude. O castelo faz parte do ADN.

Marialva
Marialva é uma das mais bonitas Aldeias Históricas de Portugal. Fica escondida no concelho de Mêda mas já foi uma das principais praças de guerra portuguesas.

Salvem a Marafona de Monsanto!
A Marafona é uma boneca de trapos, sem olhos, nariz, boca e ouvidos (para não ver nem contar nada a ninguém, do que se passa entre o casal) e, no dia de núpcias, fica debaixo da cama dos noivos. É um dos ícones de Monsanto.

Piódão só é presépio em época baixa
A Aldeia Presépio perdeu algum do seu encanto porque as ruas estão cheias de visitantes.
De todas as aldeias de xisto, o Piódão foi, talvez, a que teve mais sucesso e isso também tem um custo.

Sortelha Eólica
Fotografa-se a torre sineira ou a muralha na Porta Nova, com um pôr do sol lindíssimo, as pedras a refletirem a luz dourada, e o cenário de fundo são as pás das eólicas!

O Leão de Judá de Trancoso
Trancoso tem um dos centros históricos com mais vestígios da presença de judeus.
Um dos mais fascinantes é o leão de Judá na fachada da Casa do Gato Preto.

Deixe um comentário