Monsaraz: a varanda “dark sky” do Alqueva

Sem comentários

Monsaraz antes vigiava o Guadiana. Hoje é lugar de contemplação do rio. Chamam-lhe a Varanda do Alqueva.

Castelo de Monsaraz
Castelo de Monsaraz

A vila medieval está no monte de Monsaraz e com a albufeira passou a ter um horizonte mais azul que agora até é ponto de observação de estrelas.
O Alqueva é uma reserva Dark Sky e tem óptimas condições para isso. O imenso espelho de água permite uma extraordinária luminosidade, há pouca poluição luminosa e os municípios vizinhos até diminuem a intensidade da iluminação pública para melhor se verem as estrelas.

Ruas caiadas de branco
Ruas caiadas de branco

O Observatório do Lago Alqueva  é o pólo desta iniciativa, organiza ações de terça a sábado e no edifício principal tem um telescópio para as observações do céu nocturno e também um telescópio solar.
O Observatório fica junto da linha de água e Filipe Ferro, da Alqueva Cruzeiros, diz que é uma das atividades que tem registado mais procura por parte dos visitantes.

A albufeira do Alqueva está também na origem da praia fluvial de Monsaraz.
Foi inaugurada em Junho, tem um extenso areal, equipamentos de apoio e foi classificada com Bandeira Azul. Nos dias de verão, a água pode atingir os 30 graus de temperatura.

Alqueva Cruzeiros
Alqueva Cruzeiros

Outra atividades no Alqueva são desportos náuticos e passeios de barco a partir do cais náutico de Monsaraz. O operador é o Alqueva Cruzeiros, que organiza passeios até Espanha, Mourão e Aldeia da Luz e oferece um vista ímpar do monte de Monsaraz e do Castelo de Mourão, a partir da ilha dourada, a única ilha de areia no Alqueva.

Entrada nas muralhasMonsaraz está, deste modo, cada vez mais próximo das águas do Alqueva, mas o castelo no alto do monte continua a ser imponente.
Há cerca de 700 anos que é assim, no séc. XIV foi reconstruída a torre de menagem e ampliada a muralha, estrutura que praticamente se mantém até aos dias de hoje. A “Fortificações e todo o conjunto intramuros da vila de Monsaraz” está classificada como Monumento Nacional.

Ruas caiadas de branco
Ruas caiadas de branco

Percorrer as ruas e entrar nas casas de xisto, pintadas de branco, é um passeio interessante e que permite ainda descobrir as características de uma economia outrora predominantemente agro-pastoril.

Nas proximidades da vila há mais de uma centena de vestígios megalíticos. Destaca-se o Cromeleque de Xerez e o Menir do Barrocal.

Monsaraz: a varanda “dark sky” do Alqueva faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Monsaraz: a varanda “dark sky” do Alqueva, pode ouvir aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s