Luis Filipe criou o Museu Etnológico Melo

One comment

A Serra da Estrela até parece pequena em comparação com a vontade e o prazer de Luís Filipe de recolher informação e divulgar a sua terra, a aldeia de Melo, no concelho de Gouveia.

Criou um museu no rés de chão da sua casa. O Museu da Arte do Carpinteiro com peças e instrumentos que os carpinteiros usavam há cerca de 60 anos e que deixaram de ser usadas, foram substituídas por ferramentas eléctricas.

Instrumentos de derrar de carpintaria artesanal
Instrumentos de serrar de carpintaria artesanal

Luís Filipe foi carpinteiro alguns anos e perspectivou o desaparecimento destas peças. Começou então a fazer a recolha de todo o material que tem em exposição desde Março de 1999. São 260 peças desta região da Serra da Estrela porque no passado existiam aqui várias carpintarias.

Instrumentos do carpinteiro
Instrumentos do carpinteiro

No museu estão igualmente alguns trabalhos em pinho realizados por Luís Filipe. São réplicas de casas e igrejas de Melo. Algumas ainda existem outras foi Luís Filipe que foi aos arquivos descobrir como eram há alguns séculos.

Antiga casa da Câmara
Antiga casa da Câmara

É o caso da Casa da Câmara, a Misericórdia e os Paços Melo que ilustram a origem e o passado da aldeia, designadamente quando foi sede de concelho.

É Luís Filipe que leva os turistas a visitar estes espaços e como é um profundo conhecedor da história de Melo acaba por ser indicado por muitos habitantes como a pessoa ideal para acompanhar os turistas.

Fotografia da visita do Presidente da República
Fotografia da visita do Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita ao Museu e foi-lhe oferecido um trabalho em madeira cujo conceito são três M: de Marcelo, de Museu e de Melo. Tem lá a fotografia para o testemunhar.

Foto da casa onde nasceu Vergílio Ferreira
Foto da casa onde nasceu Vergílio Ferreira

O museu fica em frente da praça onde está a estátua de Virgílio Ferreira e Luís Filipe fez também uma profunda recolha de informação e reconstituição dos lugares onde nasceu e viveu o escritor.

Muita desta informação é obtida pela internet, através do computador que ele próprio montou e aprendeu a utilizar. Um verdadeiro autodidacta.

Luis Filipe criou o Museu Etnológico Melo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Luis Filipe criou o Museu Etnológico Melo, pode ouvir aqui.

1 comments on “Luis Filipe criou o Museu Etnológico Melo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s