O Mineirão “gigante”

O Mineirão é um dos postais ilustrados de Belo Horizonte e o “gigante” já foi o segundo maior estádio de futebol brasileiro. Hoje com 62 mil lugares é a casa do Cruzeiro e a “bancada central” da capital do futebol do Brasil.

Entrada para visita ao Mineirão
Entrada para visita ao Mineirão

Belo Horizonte tem três clubes de futebol relevantes e dois deles, o Cruzeiro e o Atlético, ocupam lugares cimeiros no futebol brasileiro. Nos últimos anos têm conquistado os maiores troféus do Brasil e também da América do Sul. Não se estranha assim que o New York Times tenha qualificado Belo Horizonte como a “capital do futebol brasileiro”.

Preparativos para o derby local: Cruzeiro-Atlético Mineiro
Preparativos para o derby local: Cruzeiro-Atlético Mineiro

Quando se confrontam os dois rivais a cidade vive um dia especial. Foi o que presenciei no final de Outubro com o Atlético a vencer o Cruzeiro por 3-1 no Mineirão.
O futebol faz parte do dia a dia do brasileiro e o Mineirão acompanha essa paixão na cidade que comemora este mês 120 anos.

Corredor de acesso à entrada para o relvado
Corredor de acesso à entrada para o relvado

O estádio foi profundamente reformulado em 2010 para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e o torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. É uma estrutura moderna e seguiu as normas da FIFA quando da última reformulação. Tem lotação para 62 mil lugares sentados, ocupa o quinto lugar no Brasil em termos de lotação e sofreu uma transformação profunda porque antes, na “geral”, os espetadores ficavam em pé.

Conforme conta José França que está no Mineirão desde a sua construção, uma das memórias dos mais de 50 anos que passou neste estádio foi em 1997, no jogo da final do campeonato mineiro entre o Cruzeiro e Vila Nova que registou 132 mil espetadores.

Maquete do Mineirão
Maquete do Mineirão

O Mineirao foi inaugurado em 5 de Setembro de 1965 e a gestão é de uma Parceria Publico Privada. A estrutura tem ainda zonas de lazer, espaços para eventos, restaurantes e o “Museu Brasileiro do Futebol”.
O acervo tem um levantamento documental da construção do Mineirão e da força do futebol na sociedade brasileira. Uma das abordagens interessantes é sobre o papel da Rádio nos anos 30 e 40 do século passado na massificação do futebol.

 Frases que ficaram célebres dos relatos de futebol
Frases que ficaram célebres dos relatos de futebol

No próprio estádio, no corredor central que dá acesso ao relvado, estão escritas nas paredes algumas frases que ficaram célebres dos relatos de futebol.

Seleção de Minas Gerais que jogou na inauguração do Mineirão contra o River Plate
Seleção de Minas Gerais que jogou na inauguração do Mineirão contra o River Plate

O museu tem ainda uma extensa exposição sobre os clubes e as seleções de futebol que jogaram no Mineirão e também de nomes imortais do futebol brasileiro.
O estádio é muito visitado por escolas. Está classificado como património cultural de Belo Horizonte.

A sua construção é uma epopeia e também uma história marcante na evolução da cidade.
Belo Horizonte foi inaugurada em 1897 e sete anos depois já tinha um clube de futebol: o Sport Club fundado por dois portugueses. Mais tarde, em 2008, foi criado o Atlético Mineiro e a comunidade italiana formou o Palestra Itália que está na origem do Cruzeiro. Em 1912 foi criado o América que tinha o seu estádio no que é hoje o Mercado Central.

Primeiro estádio do Cruzeiro
Primeiro estádio do Cruzeiro

Na década de 40 Belo Horizonte tinha três estádios (do América, do Cruzeiro e do Atlético) e a lotação de cada um não ultrapassava os 15 mil lugares.
Depois da II Grande Guerra Belo Horizonte teve um grande impulso de desenvolvimento urbano. Foi contruída a Pampulha e aumentou significativamente a população residente. Ao mesmo tempo, o futebol tornou-se muito popular. Foi neste contexto que foram dados os primeiros passos para a construção do Mineirão. Não foi fácil.

Imagem da construção do Mineirão
Imagem no museu da construção do Mineirão

Demorou quase 15 anos e com final incerto. Uma vezes não havia dinheiro, outras vezes os prazos eram apertados e a última fase dos trabalhos foi ao ritmo de 24h/dia.

O estádios está localizado na zona da Pampulha e está muito próximo da lagoa que dá um enquadramento natural a toda esta zona da cidade.

Referência a jogadores brasileiros - Branco
Referência a jogadores brasileiros – Branco

Por outro lado, se muitas das memórias da cidade estão associadas ao Mineirão, também é verdade que o estádio foi palco de alguns jogos de futebol que vão ficar na história do futebol brasileiro. Um deles não é uma boa recordação para o futebol canarino. Foi no Mineirão que o Brasil perdeu por 7-1 com a Alemanha, no Mundial de 2014.

A TAP tem voo direto para Belo Horizonte. A viagem foi a convite da SETUR e do Festival Fartura.

 

1 thoughts on “O Mineirão “gigante”

Deixe um comentário