Na Argentina a música é o tango e a comida é o churrasco. São os poucos pontos comuns de um pais diverso. Culturas, paisagens e património histórico muito diferentes. Do calor de Buenos Aires ao gelo da Patagónia.

Percorrer de carro algumas partes da Argentina é entrar num universo único. Longas distancias sem ninguém, um carro com duas bonitas jovens que vai abastecer numa aldeia que o património mais relevante são as bombas de gasolina….
É uma viagem para fazer com calma, espírito de aventura e prazer da descoberta. Não hesite se vai ou não fazer um desvio, descobrir algo de novo que não tinha planeado. Tem de ir porque para um europeu são viagens difíceis de repetir.
Buenos e bonitos Aires
A cidade tem vida, tanta que se prolonga por toda a noite. Sentem-se as particularidades da comunidade portenha, com forte marcas culturais e o prazer de viver.
Calafate de esmeralda
Chegar de avião a Calafate já revela muito do que nos espera: a natureza domina nas formas e nas cores e o elemento central é a água, de cor azul esmeralda
Uma caminhada inesquecível no glaciar Perito Moreno
O Perito Moreno é belo. Caminhar em cima do glaciar permite descobrir uma vista surpreendente de formas e cores.
As muralhas gigantes dos glaciares no Lago Argentino na Patagónia
Os menos aventureiros preferem navegar no Lago Argentino para verem o Upsala, um dos maiores glaciares da América do Sul, e o Spegazzini que tem uma frente com mais de cem metros.
Chegar e andar
Nas viagens de autocarro e avião convém reservar bilhetes com alguma antecedência.
O processo que me pareceu mais indicado para viajar é fazer as viagens de longa distancia de avião e depois alugar um carro. Não dá para atravessar de carro alugado entre Argentina e Chile.
Buenos Aires exige algumas cautelas. Não pode andar com uma máquina fotográfica dispendiosa na mão…. Nas grandes cidades da América do Sul é assim. Dá para passear com calma, sem medos e há percursos urbanos e organizados que ajudam.
Fora dos centros urbanos é mais seguro, as pessoas são simpáticas.