Mateus Miragaia é o único ferreiro que em Portugal ainda faz tesouras de tosquia. A produção é diminuta, mas isso não esmorece o seu espírito de humor e o prazer de mostrar como se domina o fogo e os metais.
Estamos mesmo ao lado da forje do ferreiro, num anexo da casa de Mateus Miragaia em Donfins, Jarmelo de S. Pedro, concelho da Guarda.
As chamas ganham intensidade com a ajuda de uma ventoinha que substitui o antigo fole. Em breve o fogo atinge a temperatura suficiente para incandescer o metal que vai ser martelado por Mateus Miragaia para dar corpo a uma tesoura de tosquia.
Conforme ele próprio nos disse, “é o único a fazer as tesouras de tosquia em Portugal”. Depois da forje vai moldar o ferro, “já lhe dou aqui umas pancadas”.

A fase inicial, forjar o ferro, é determinante para a qualidade final, para uma tesoura que seja eficaz na tosquia da ovelha. “A técnica da tesoura vai logo de princípio, se ela não for forjada como deve ser depois não se consegue. Outro cuidado é ao amolar a parte de dentro. Se ganhar um pouco de calo depois em vez de cortar mastiga.”

Foi assim que aprendeu em 1957 com um cunhado e o ferreiro Augusto Jarmelo do qual preserva a marca. Em Donfins de Jarmelo havia na altura vários ferreiros.







A arte de Mateus Miragaia foi também o encanto dos filhos e de outras crianças da aldeia que brincaram no quintal. Em muitos brinquedos feitos na oficina e que ainda podemos ver a arte do improviso.

Um dos filhos, Rui Miragaia, seguiu a vocação do progenitor na arte de trabalhar o ferro e é um artista plástico que o pai admira: “desde garoto que ele tem queda para o ferro. As caras das pessoas em ferro têm tido muita aceitação e eu admiro a facilidade com que ele faz aquilo”. Mateus Miragaia exprime ainda o seu contentamento por haver uma “continuação do ferro, a ferrugem continua cá em casa.”

Algumas das esculturas de Rui Miragaia podem ser vistas no exterior da casa dos pais em Donfins e também na aldeia de Jarmelo que retratam o drama de Pedro e Inês de Castro.
A arte das tesouras de Mateus Miragaia faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Ver Roteiros no concelho da Guarda
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: