Arganil foi um dos concelhos mais fustigados com os incêndios do ano passado mas está a recuperar e tem um excepcional património natural, edificado e cultural para oferecer. A maior dificuldade é escolher.

O postal ilustrado é o Piódão e não precisa de muitas apresentações. O traço das casas de xisto e telhados em lousa, a subir a serra do Açor é imagem que não se esquece.

Depois de se descobrir a Capela de S. Pedro e a Igreja Matriz o melhor é um passeio pelas ruas estreitas. Subir até à eira comunitária ou aproveitar os dias quentes e dar um banho na praia fluvial que este ano teve mais uma vez a bandeira azul.

Não muito longe está outra praia surpreendente que é a de Foz d´Égua. É um presente da natureza conjugado com o engenho humano.
O concelho de Arganil tem uma grande oferta de praias fluviais e três têm bandeira azul. Além da de Piódão foram também classificadas de boa qualidade a Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias que fica numa bonita margem do Rio Alva e a Praia fluvial de Coja, também junto ao Alva.

É o rio que dá mais vida e encanto à vila e por isso deram o nome de “Princesa do Alva” a Coja.

É também o rio que dá o nome a Vila Cova de Alva, que fica na fronteira com o concelho de Oliveira do Hospital.

Também tem uma praia fluvial mas destaca-se igualmente por ser uma aldeia de xisto. Além dos miradouros é obrigatório passear na rua quinhentista e descobrir o património histórico.

A outra aldeia de xisto do concelho é Benfeita. É também muito bonita, tem uma praia fluvial, o museu Simões Dias e a Torre da Paz.

É caso único em todo o Mundo. A torre da igreja, todos os anos, a 7 de Maio, dá tantas badaladas como os dias da Segunda Guerra Mundial. A primeira vez que o sino tocou foi para assinalar o fim da Guerra e a evocação da paz repete-se todos os anos.

Benfeita é também a porta de entrada para um dos lugares mágicos do concelho de Arganil – a Fraga da Pena. É uma cascata de 20 metros por onde cai água muito fria e está na zona protegida da Serra do Açor.
As duas aldeias de xisto, Benfeita e Vila Cova de Alva foram afetadas pelos incêndios do ano passado e está em curso um projecto de revitalização do património natural.

A visita ao concelho termina em Arganil com a subida ao Santuário do Mont’Alto. Estamos mais de 600 metros de altitude e temos uma ampla vista da sede de concelho e de toda a zona envolvente do Alva e da Serra do Açor.

Por último, de 6 e 9 de Setembro decorre a Feira do Mont’Alto onde se tem uma percepção das principais actividades económicas da região.
Roteiro Renascer no concelho de Arganil faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Roteiro Renascer no concelho de Arganil, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: