Roteiro Renascer em Penacova

Sem comentários

O património natural é uma das maiores riquezas do concelho de Penacova. Foi muito afetado com os incêndios do ano passado mas é uma região com muitos pontos de interesse e merece ser uma das sugestões do Roteiro Renascer.

Mondego em Penacova
Mondego em Penacova

O concelho tem muitas serra e dois rios, o Mondego e o Alva, que são marcas importantes. Do alto das serras temos miradouros fantásticos que nos permitem descobrir pequenos aglomerados de casas ou vales com a paisagem profunda dos rios e ribeiras.

Serra com moinhos
Serra com moinhos

No alto das serras marcam também presença os moinhos.  O concelho de Penacova tem cerca de 50 moinhos e é dos que tem mais em toda a Europa. Muitos foram recuperados mas poucos estão em uso.

Moinhos de Gavinhos
Moinhos de Gavinhos

Há três núcleos museológicos no alto das serras. Em Gavinhos há 14, há também na Serra da Atalhada e na Portela de Gouveia onde funciona o Museu do Moinho Vitorino Nemésio.

site_museu1i
Museu do Moinho Vitorino Nemésio

O museu tem o nome de Vitorino Nemésio porque o escritor apaixonou-se por esta serra e chegou a ter três moinhos. São todos moinhos moinhos de vento e eram utilizados no Verão. No inverno os moleiros desciam para os vales junto às ribeiras e rios e recorriam às azenhas. Algumas são visitáveis.

O rio Mondego foi também importante para o transporte de pessoas e materiais. De Porto da Raiva partiam os barcos até à Figueira da Foz, um percurso de cerca de 80 km.

Livraria do Mondego
Livraria do Mondego

O Mondego oferece ainda uma paisagem única. É a Livraria do Mondego, um surpreendente monumento natural que fica próximo de Penacova. São esculturas em quartzitos, feitas pela erosão do tempo e parecem livros dispostos na vertical, como se estivessem numa livraria.

Penacova
Penacova

Há várias praias fluviais em todo o concelho e uma que tem tido Bandeira Azul nos últimos cinco anos é a do Reconquinho. Fica na margem esquerda do Mondego, próximo de Penacova.

Mosteiro de Lorvão
Mosteiro de Lorvão

Do património histórico o mais relevante é o Mosteiro de Lorvão que foi recentemente o tema de um programa. Em Penacova há ainda a Igreja Matriz, o Pelourinho e algumas capelas.

Miradouro Raul Lino
Miradouro Raul Lino

Em Penacova não deixe de fazer uma paragem no Miradouro Raul Lino.

Vista do miradouro
Vista do miradouro

A vista sobre o Mondego, as montanhas enormes que tornam minúscula a ponte e ao longe os moinhos no alto da serra exigem que se contemple a paisagem durante largos minutos.
Roteiro Renascer em Penacova faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Roteiro Renascer em Penacova, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s