O Castelo crepúscular de Palmela

O Castelo de Palmela é um dos melhores miradouros entre os rios Tejo e Sado. Está 240 metros acima do nível do mar e em dias limpos vê-se Sintra e do outro lado é com facilidade que se observa Sesimbra e Tróia.

Vista no largo do Castelo de Palmela
Vista no largo do Castelo de Palmela

Em boas condições a vista alcança o castelo de Alcácer do Sal e Sines segundo o testemunho de Claúdio Belchior que trabalha no Castelo, no restaurante Bobo da Corte que fica num extremos das muralhas, numa zona privilegiada porque tem uma vista de quase 360 graus.
Muitos visitantes fazem aqui uma pausa para observar toda a região e contemplar a serra da Arrábida.


Ao final do dia presencia-se aqui um dos por do sol mais bonitos da grande metrópole de Lisboa.

Pôr do sol no Castelo de Palmela
Pôr do sol no Castelo de Palmela

Muitas empresas de caminhada terminam o percurso da subida da Serra da Arrábida no Castelo para se contemplar o por do sol. O acesso é livre.

Parte da fortificação
Parte da fortificação

Além do excelente miradouro no Castelo de Palmela podemos visitar vários espaços arqueológicos que revelam a origem do povoamento no tempo dos romanos e a estrutura militar de origem islâmica. Estes espaços fazem parte do Museu Municipal,

Vista para a Arrábida
Vista para a Arrábida

Do ponto de vista histórico outros dados relevante são a evolução das muralhas, a forma como está associada à reconquista e ter sido sede da Ordem de Santiago. Os freires usufruíram desta vista magnifica até às extinção das ordens religiosas em 1834.

A pousada que antes era convento
A pousada que antes era convento

O antigo convento foi requalificado e é agora uma pousada.

A visita tem ainda de passar pela Igreja de Santiago que fazia parte do convento. É em estilo gótico e é muito bonita. Foi construída no séc. XV e sofreu muitas alterações.

A arca-ossário de D. Jorge
A arca-ossário de D. Jorge

O interior está agora despojado e salienta-se a arca-ossário de D. Jorge, filho ilegítimo do Rei D. João II, último Mestre da Ordem de Santiago.

Igreja de Sta. Maria
Igreja de Sta. Maria

É igualmente interessante ver as ruínas da Igreja de Sta. Maria. A construção é do séc. XII, talvez sobre os escombros de uma antiga mesquita e ficou em ruínas no terramoto de 1755. Até meados do século passado foi seara de trigo.
A Reserva Visitável de escultura de São Tiago está sujeita a marcação prévia e há visitas guiadas ao Castelo de Palmela que podem ser reservadas aqui.

Torre do Castelo
Torre do Castelo

O Castelo de Palmela está classificado como Monumento Nacional e pode ficar a conhecer em detalhe a “Nota Histórico-Artistica no site da Direção-Geral do Património Cultural.

O castelo e a vista para Lisboa
O castelo e a vista para Lisboa

O Castelo crepúscular de Palmela faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O Castelo crepúscular de Palmela, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo