O concilio dos deuses na Capela S. Pedro de Castro

Sem comentários

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Capela de S. Pedro de Castro  está isolada no alto de um monte junto ao rio Zêzere e os deuses souberam escolher porque é um ambiente de grande harmonia.

As serras, as cristas rochosas, a vegetação de pinheiro e oliveiras e o azul da albufeira de Castelo de Bode conjugam-se de tal forma que é um prazer subir ao alto do monte e descansar os olhos à sombra do telheiro que está junto à capela.

Capela com sinais diversos de materiais reaproveitados
Capela com sinais diversos de materiais reaproveitados

O registo da primeira presença humana é de um castro, talvez da época do bronze. A partir daqui houve sempre ocupação deste espaço, sucedendo-se povos e civilizações ao longo dos vários milénios.

Vista para o Zêzere
Vista para o Zêzere

Um dos motivos foi a exploração de ouro junto ao rio Zêzere e também por ter sido um lugar estratégico em termos de defesa.
site_capela_serra_incendio_hdrApós o castro os romanos terão construído uma fortificação que mais tarde foi destruída pelos visigodos.

Capela com vista para o Zêzere
Capela com vista para o Zêzere

A última construção é a ermida e é dedicada a S. Pedro por ter acabado com uma praga no milho. A devoção continua, com uma romaria anual, no mês de Maio.

A capela e o enquadramento natural
A capela e o enquadramento natural

É um edifício pequeno, o pórtico é em arco quebrado, com vão encimado por uma lápide romana e no interior tem uma imagem de S. Pedro feita em pedra.
Apesar de no presente ter esta função a curiosidade é que ao longo do tempo os materiais foram reciclados.

Inscrições numa pedra que foi aproveitada para o muto da capela
Inscrições numa pedra que foi aproveitada para o muto da capela

A mesma matéria prima que foi usada para venerar uma divindade foi mais tarde reaproveitada por outros povos para adoração de outros deuses. A capela tem assim materiais alusivos a outras divindades, lápides romanas, com inscrições e algumas dedicadas a outras divindades. À entrada tem traços árabes.

Vista para o Lago AzulA vista deslumbrante, o silêncio e a natureza criam um ambiente de paz, de equilíbrio que envolvido no misticismo das crenças, tudo se conjuga para que a Capela de S. Pedro de Castro seja a escolha de uma Concilio de Deuses.
site_capela_spedro_DSCF2299.jpgO encanto do lugar reforça essa imagem, mesmo sem um olhar atento aos pormenores das lápides, das pedras de calcário que vieram de outros lugares ou de algumas oliveiras que têm várias centenas de anos.

A capela e o anexo para merendas
A capela e o anexo para merendas

A Capela de S. Pedro de Castro está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Ao lado da capela foi construído em 2013 um pequeno parque de merendas, com um telheiro e várias mesas, que convida os visitantes a descansarem da subida e contemplar a paisagem.
Além da natureza e actualmente dos vestígios dos incêndios, pode-se ainda ver uma grande extensão do Lago Azul e no sentido contrario a ponte que liga Ferreira do Zêzere a Vila de Rei.

Vista para a ponte entre Ferreira do Zêzere e Vila de Rei
Vista para a ponte entre Ferreira do Zêzere e Vila de Rei

Para se aceder à capela o melhor caminho é um desvio na estrada principal antes da ponte para Vila de Rei. A subida ao monte é conveniente ser feita a pé. Uma ligeira caminhada de 10 minutos com muitas paragens para nos deslumbrarmos com as várias paisagens.
O concilio dos deuses na Capela S. Pedro de Castro faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O concilio dos deuses na Capela S. Pedro de Castro, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s