Praia de Unhais da Serra – uma correnteza de piscinas naturais

Na praia fluvial de Unhais da Serra sentimos o abraço da Estrela. O cenário de fundo são as enormes encostas da serra por onde desce a ribeira que logo nos encanta com uma pequena cascata.

Estamos a 650 metros de altitude. Pouco depois de passar por debaixo da ponte rodoviária no centro de Unhais da Serra, a ribeira é uma correnteza de piscinas naturais.

“Tem este poço aqui, o Poço da Pinha. Se for mais para baixo vai ver o Poço da Nogueira. Depois tem o parque das caravanas e se continuar a explorar vai ver mais poços.”

A ribeira de Unhais tem as margens muradas com seixos enormes. Num dos lados há um relvado extenso, com muitas árvores e um moinho antigo.
Foi aqui que falei com Cláudia Diamantino, na área preferida pelos visitantes, a Prainha de Unhais. “Este sitio está mais arranjado e também há os chapéus. É uma zona para famílias. Ali há também uma árvore muito grande. Vem mais gente para aqui porque temos também o café.”

A zona de lazer e a praia fluvial com as comportas fechadas @André Gaspar

Complemento a descrição de Cláudia com uma vasta área relvada, muitas árvores em todo o espaço e fácil acesso.

A ribeira revela-se mais inóspita. O leito tem muitas pedras. São grandes, polidas, fustigadas pela força da água. Em alguns lugares, como logo a seguir à cascata, forma-se uma piscina natural. No Verão fecham as comportas e surge uma extensa praia fluvial onde é fácil nadar.

@André Gaspar
A praia fluvial no Verão com as comportas fechadas @André Gaspar

“As comportas sobem e a corrente não é muito grande. Nos poços lá mais para a frente é que é preciso ter um pouco de cuidado”.

A nascente da ribeira não está longe e recebe novos contributos conforme desce a serra. Por isso, não conte com uma temperatura amena. “Para nós que estamos habituados, não é fria. Para as pessoas de fora, sim.”

Cláudia testemunha que em Agosto a praia fluvial é muito frequentada. “Juntam-se os emigrantes que costumam passar férias em Unhais porque a maior parte tem cá família. Quase todas as zonas verdes ficam cheias de gente.”

Mesmo depois do pôr do sol a zona ribeirinha continua a ser um ponto de encontro no meio da vila. “À noite sim, para passear. A ribeira tem sempre muito movimento. Nem que seja para dar caminhadas e na zona de caravanas enche por completo.”

Se no verão faz as delícias de muita gente, permitam-me a sugestão: é também fascinante num inverno rigoroso. “Água em força. Como as comportas estão abertas isto não enche muito. Mas, este poço aqui fica gigante. Houve anos em que gelou, mas não é comum.”

Unhais da Serra faz parte do concelho da Covilhã e são fáceis os acessos rodoviários.

Ver roteiros no concelho da Covilhã

A praia de Unhais da Serra – uma correnteza de piscinas naturais faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.